Manutenção de piscina: 5 dicas para manter por mais tempo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Toda piscina requer manutenção periódica. É preciso fazer aspiração, filtrar a água, colocar produtos químicos (cloro), usar a peneira para retirar folhas e insetos da superfície e assim por diante.

Claro que isso é trabalhoso e o ideal é usar recursos que ajudem a manter a piscina limpa e conservada por mais tempo. Assim, se economiza tempo e dinheiro também.

Neste post, mostraremos 5 dicas de manutenção de piscina que evitam tratamentos químicos complexos e limpezas mais frequentes. Leia e comece logo a colocar em prática!

1. Use capa de proteção para a manutenção de piscina

A capa de proteção é um produto muito importante para a manutenção de piscina. Veja algumas vantagens dela:

  •       protege contra todo tipo de sujeira (matéria orgânica e inorgânica);
  •       mantém por mais tempo o cloro atuando na água, dispensando a necessidade de fazer tratamentos químicos com mais frequência;
  •       reduz a evaporação da água;
  •       diminui a possibilidade de proliferação de bactérias, fungos e algas.

Na medida em que evita a sujeira (folhas, insetos) e prolonga a ação do cloro, a capa diminui as chances de desenvolvimento de bactérias que se alimentam de elementos em decomposição. Como mantém a água coberta, livre da radiação solar, as algas não podem se reproduzir.

A proliferação de algas é o que dá aquela cor esverdeada, azulada, amarelada ou preta à água, dependendo do tipo de alga que está contaminando.

2. Use a capa térmica

Em uma piscina aquecida, a capa térmica ajuda a manter a temperatura ideal por um período maior, evitando que seja necessário usar o aquecedor com mais frequência, gastando mais energia elétrica ou gás e demandando mais tempo e trabalho.

A capa térmica é uma solução eficaz para manter a água na temperatura adequada e, ao mesmo tempo, proteger contra impurezas que favorecem o aparecimento de bactérias e fungos causadores de problemas de saúde.

manutenção de piscina

3. Avalie os níveis de cloro e pH da água

Fazendo uso de um simples kit, você pode controlar os níveis de pH e cloro livre na água da piscina. Realizando esse procedimento diariamente, você evita ter que fazer tratamentos frequentes, especialmente tratamentos de choque, que consomem mais recursos.

O pH deve ficar sempre entre 7 e 7,4 e o cloro livre em torno de 1,5 ppm. Dentro da faixa correta, a água fica protegida contra a ação de bactérias, a disseminação de doenças e os odores desagradáveis.

O kit para medir cloro e pH oferece um ótimo custo-benefício para a manutenção de piscina.

4. Utilize o dosador de cloro

Aplicando cloro demais ou de menos você só aumenta a possibilidade de prejudicar a saúde dos usuários. É importante que o cloro seja aplicado na dosagem ideal. Essa dosagem é de 4 gramas a cada mil litros de água.

Um dispositivo especial, chamado clorador flutuante, contribui para a dosagem correta. Ele abre e fecha de forma automática as cavidades inferiores, despejando na água somente a quantidade necessária de cloro.

O clorador tem capacidade máxima de 200 gramas e o cloro usado deve ser em pastilhas (não o líquido ou em pó).

Dessa forma, ele diminui o seu trabalho e favorece a economia, mantendo também a piscina protegida por mais tempo — que é, afinal de contas, o seu objetivo.

5. Faça uso da bomba de filtragem

A bomba de filtragem também contribui para otimizar a manutenção da piscina. Ela pode ser usada em piscinas de alvenaria ou com bordas infláveis.

É um equipamento automático capaz de efetuar a filtragem de 330 galões (1.250 litros de água) em apenas uma hora.

É composta por uma bomba filtrante, um filtro cartucho, duas mangueiras, duas braçadeiras e dois ralos. O preço certamente compensa, ou seja, o custo-benefício da bomba de filtragem é excelente.

Seguindo essas recomendações, você realizará uma manutenção de piscina eficaz, conservando-a limpa e bem cuidada por um período mais longo!

Gostou das dicas? Não deixe de curtir a página nossa página no Facebook!

*Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total, parcial ou divulgação comercial deste conteúdo sem prévia autorização da CIKALA® .

manutenção de piscina

Comentários no Facebook

CURTA NOSSA FANPAGE

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×