5 benefícios do fio sisal: descubra!

Se você gosta de praticar esportes náuticos ou mesmo produzir itens de artesanato, já deve estar muito familiarizado com o fio de sisal, não é mesmo? Afinal, esse material, produzido e comercializado aqui no Brasil, é muito conhecido pela sua resistência e é considerado a fibra mais dura existente.

Extraído de uma planta que compartilha o mesmo nome, o material é comercializado principalmente como cordas e barbantes e pode ser utilizado para as mais diversas finalidades.

Por este motivo, se você trabalha com construção civil, artesanato de tapetes e outras peças, esportes e até carregamento de cargas, é bem possível que o sisal já faça parte da sua rotina. Então não é à toa que o fio de sisal é um dos produtos mais procurados aqui na CIKALA!

Quer saber mais sobre a utilização desse material e quais são os benefícios? Então continue acompanhando nosso conteúdo e confira!

Benefícios do fio de sisal: por que investir nesse material

#1. Resistência

Você sabia que o fio de sisal é um dos materiais mais resistentes em todo o mundo?

E não apenas em relação à sustentação de grandes cargas, mas também quando esticado e sob exposição direta de luz solar. Por isso, é muito utilizado para amarração de embalagens, e até mesmo para a produção de tapetes e outros produtos de utilização em ambientes externos.

Outra finalidade muito comum do fio de sisal é a prática de esportes. Por ser considerada uma fibra “mais dura e firme”, é a primeira escolha para esportes náuticos, radicais ao ar livre e para a prática de cross fit e vários tipos de exercícios físicos em academias.

O fio de sisal garante a sustentação dos aparelhos e equipamentos, assim como preserva a segurança dos atletas.

#2. Suporta cargas pesadas

O fio de sisal é um dos itens mais básicos para todo caminhoneiro, construtor civil e profissional responsável pelo transporte de pequenas cargas. Isso porque a resistência e composição do material permitem a sustentação de cargas muito pesadas, como grandes embalagens, maquinários e materiais de construção.

Muito utilizado também na decoração interna, com a sustentação de vasos e estatuetas, por exemplo, as cordas de sisal também podem ser utilizadas para a confecção de brinquedos infantis, como os mais variados modelos de balanços.

#3. Ecológico

Já falamos aqui que o sisal é um material duro e resistente, produzido a partir da fibra de uma planta. Portanto, podemos afirmar com segurança que o fio de sisal se trata de um material totalmente natural e amigo do meio ambiente.

Isso porque, ao ser descartado, os produtos ou materiais produzidos com fio de sisal iniciam seu processo de decomposição na natureza em pouco tempo. O que não acontece, por exemplo, com outros materiais sintéticos, como alguns tipos de cordas plásticas e os fios de nylon.

Sabemos que mesmo com as campanhas de conscientização, o ser humano continua num processo acelerado de geração de lixo, deixando resíduos para trás em cada uma de suas atividades. Então esse é um excelente benefício quando falamos sobre a prática de esportes náuticos e outros esportes radicais que acontecem em contato direto com a natureza.

#4. Fabricação nacional

O sisal é hoje cultivado em pelo menos cerca de 40 municípios baianos. Isso significa que a expectativa é que em torno de 1/3 dos baianos tenham o cultivo, extração e produção do fio de sisal como sua principal fonte de renda.

Por este motivo, o sisal se tornou atualmente um dos grandes impulsos da economia do estado e o que garante o melhor desenvolvimento social e econômico da região, possibilitando melhores condições de vida, mais acesso à educação, saúde e lazer.

O consumo de produtos nacionais não é importante apenas para a proteção do meio ambiente, uma vez que podemos pular várias etapas de transporte e manuseio do material. Mas também ajuda no desenvolvimento do próprio país, incentivando o investimento nos pequenos produtores rurais.

#5. Disponível na CIKALA

Você sabia que é possível encontrar os melhores fios de sisal e com muita economia na nossa loja online?

Nossas cordas, barbantes e fios de sisal da CIKALA têm aparência de um feixe de fibras trançadas entre si e podem ser encontrados nas mais variadas cores e tamanhos, para todas as finalidades.

Ficou na dúvida sobre qual escolher? Nossos consultores comerciais podem te direcionar sobre qual o melhor comprimento e espessura do seu fio, corda ou barbante de sisal, sob medida e de acordo com o seu projeto.

Com os preços mais competitivos do mercado e com entrega rápida, a CIKALA também é referência no mercado de utensílios e acessórios para caminhões, academias e lazer.

Gostou do nosso conteúdo? Leia também: Lona de caminhão: descubra outras aplicações úteis desse material

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *