Acessórios para piscina

Acessórios para piscina: você sabe qual a real função de cada item? Descubra!

Quem tem uma piscina em casa sabe que, apesar de ser um dos locais preferidos de todo mundo, é preciso muito cuidado e dedicação para mantê-la limpa e segura para o uso. Principalmente no inverno, quando é menos utilizada, a piscina precisa de constante manutenção. Por isso, trouxemos neste conteúdo dicas dos principais acessórios para piscina que todo mundo deve ter em casa e a real função de cada item. Confira!

Acessórios para piscina: para quê servem e como usar

Já falamos aqui no blog sobre os principais cuidados com a piscina, principalmente no período mais frio do ano, quando a água tende a ficar parada e torna-se o local perfeito para a reprodução de micro-organismos causadores de doenças.

Por isso, mesmo que a piscina esteja “de folga” por um tempo, é preciso manter os mesmos cuidados já previstos para o verão. Apenas com uma frequência um pouco menor. Isso evita que o local se torne um espaço de contaminação, que a água seja totalmente perdida e até reduz o “trabalho” na hora de preparar a piscina para o uso.

Manter a piscina limpa e bem cuidada não é uma tarefa muito difícil, mas demanda muita disciplina e disposição. Afinal, quanto maior a piscina e maior o intervalo de tempo entre uma limpeza e outra, mais complicado será deixá-la em bom estado.

Para isso, você pode contar com o suporte de diversos acessórios para piscina que facilitam a vida de quem realiza tais tarefas. Desde capas para piscina, que garantem que a água permanecerá livre de sujeiras trazidas pelo vento e pela água da chuva; até os dispositivos de retorno, que ajudam na filtragem e aquecimento da água.

Está curioso sobre os principais acessórios para piscina e qual a função de cada um na hora da manutenção e limpeza? Descubra a seguir.

Capa para piscina

A capa para piscina é um dos acessórios mais importantes para garantir a limpeza de qualquer piscina. Isso porque a função da capa vai muito além de manter as crianças e animais de estimação seguros, mas também protege a água da piscina contra sujeiras carregadas pelo vento e que vêm com a água da chuva.

Imagine passar uma tarde toda dedicada à limpeza da piscina e depois encontrar, logo no dia seguinte, a água toda suja de folhas, sementes, penas de pássaros e até mesmo terra? Vem então aquela sensação de que todo o trabalho foi perdido. Principalmente pelo fato de que, quanto menores os resíduos, mais difícil será removê-los.

Por isso a capa para piscina é tão essencial. Em especial no inverno, quando a piscina tende a ser “esquecida” por algumas semanas. Outro ponto importante é a necessidade do uso da capa para piscinas em casas de campo ou para aluguel, uma vez que a limpeza acontece com frequência muito melhor.

Mas mesmo no verão, as capas para piscina podem ser ótimas aliadas na hora de manter a água quentinha. Isso porque a capa ajuda a esquentar a água, porém funciona como uma espécie de bloqueador que impossibilita a passagem do calor da água para o ambiente externo.

Bombas para filtragens

A maioria das pessoas já está familiarizada com o conceito de uma bomba de água. Como o próprio nome já diz, a bomba tem a função de fazer o bombeamento, ou seja, transportar a água de um lugar para o outro e depois devolvê-la. É muito parecida com a função de um coração, órgão essencial para o funcionamento correto do nosso corpo e, portanto, a bomba para piscina também é um item essencial e indispensável.

É a bomba para piscina que recolhe a água, a direciona para o filtro e, após o processo de limpeza, a devolve para a piscina. Principalmente nos períodos em que a piscina é mais utilizada, a filtragem deve ser feita todos os dias. Não apenas para remover as impurezas da água e mantê-la limpa, mas também para fazer com que os produtos de limpeza e controle da alcalinidade da água continuem circulando.

Recomendamos a utilização da bomba de filtragem diariamente e sempre pela manhã, logo após dissolver o cloro na água ou utilizar outros produtos de limpeza, como os algicidas, por exemplo. Por se tratar de um aparelho que utiliza energia elétrica, é importante que você fique sempre de olho e não “esqueça” a bomba ligada por muito tempo.

Nos dias mais frios, que a piscina permanece coberta por mais tempo, não há necessidade de filtragem diária da água. Apenas preste bastante atenção para garantir que o pH da água está adequado, assim como a alcalinidade, evitando o desenvolvimento de algas.

A bomba para piscina também é um item fundamental para quem possui um sistema de aquecimento da água, hidromassagem e cascata. Ah, e não se esqueça de trocar o filtro da bomba de tempos em tempos, ok?

Mangueiras para piscina e aspirador

Assim como a capa para piscina e a bomba para piscina, a mangueira é um item essencial e indispensável. Isso porque a mangueira para piscina é muito utilizada durante a limpeza e filtragem da água.

Além de ser também utilizada na bomba da piscina, o que potencializa ainda mais o processo de limpeza e filtragem, a mangueira faz parte também do aspirador de piscina. É através da mangueira e aspirador que você poderá coletar sujeiras presentes no fundo da piscina, que não são alcançadas pela bomba de filtragem.

Já percebeu, ao entrar na piscina, certo acúmulo de areia, terra e outros resíduos sólidos bem no fundo da piscina? Se não removidos, esses pequenos detritos podem comprometer a estrutura da sua piscina, estragando o revestimento da piscina. Por isso é essencial manter a piscina sempre aspirada.

Dica: sempre aspire a piscina antes de ligar a bomba para filtragem da água. Isso porque a bomba fará com que a água se movimente e misture todos os resíduos presentes no fundo da piscina, dificultando a aspiração.

Dispositivo de retorno

O dispositivo de retorno tem como sua principal função retornar à piscina a água filtrada pela bomba de filtragem. Mas também é utilizado como parte do sistema de aquecimento da água e para devolvê-la após a aspiração dos resíduos sólidos.

O dispositivo de retorno da água geralmente é instalado na própria estrutura da piscina e é um grande aliado na economia de água e sustentabilidade da sua piscina. Afinal, a mesma água pode ser limpa e filtrada e depois retornar para uso novamente com o apoio do dispositivo.

Peneira para piscina

A peneira para piscina talvez seja um dos itens mais conhecidos por todo mundo, tanto pelo seu preço mais acessível quanto por ser muito utilizado pelos próprios banhistas em piscinas públicas e clubes. Isso porque a peneira para piscina, apesar de ser essencial para a limpeza, não faz parte de nenhum sistema e pode ser usada por qualquer pessoa.

A principal função da peneira é remover sujeiras maiores da água, como folhas, insetos grandes (como aranhas, borboletas, besouros etc.), brinquedos, sementes e galhos de árvores. Recomendamos também que a peneira esteja sempre próxima aos banhistas durante o uso da piscina, dessa forma será possível remover as sujeiras e objetos imediatamente.

As peneiras são ineficientes quando se trata de pequenas sujeiras que se instalam no fundo da piscina, como areia, terra e outros resíduos menores. Isso porque sua rede é mais espaçada e a sujeira pode escoar junto com a água. É importante então, junto à peneira, fazer uso do aspirador para a limpeza completa da piscina.

Clorador flutuante

E por último, podemos citar o clorador flutuante como um dos principais acessórios para piscina. Esse objeto é produzido a partir de material plástico, o que faz com que seja bem leve e permaneça sempre sobre a água, sob fácil alcance. Suas cavidades inferiores, porém, possuem pequenos compartimentos que se abrem e fecham automaticamente, liberando quantidades controladas de cloro.

Esse item é muito importante, uma vez que permite que seja feita a limpeza e controle da qualidade da água de forma automatizada. Basta abastecê-lo com a quantidade necessária de cloro e posicioná-lo sobre a água da piscina.

Recomendamos manter o clorador flutuante na água mesmo quando a piscina permanecer coberta e inutilizada. Isso ajudará a manter a água limpa por mais tempo e possibilita aumentar os intervalos entre uma limpeza e outra.

Gostou de nossas dicas? Você possui em casa os principais acessórios para piscina? Em nossa loja online temos todos estes acessórios e muito mais! Basta acessar nossa categoria de produtos para piscina e garantir já os seus!

Leia também: Bomba de filtragem: entenda a importância deste equipamento para a sua piscina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *