Assim como qualquer outro produto, existem vários fatores que você precisa levar em consideração ao escolher sua lona geomembrana. Dessa forma, você consegue ter uma garantia maior de que a solução que você está levando, é a melhor alternativa para o seu empreendimento.
Então, separamos algumas dicas para te ajudar na hora da sua escolha! Quer saber mais? Pois leia este post até o final!
O que é uma lona geomembrana?
Antes de mostrarmos o que você precisa levar em consideração ao escolher sua lona geomembrana, vamos descobrir um pouco mais sobre esse material.
Em princípio, a geomembrana é uma solução que costuma ser fabricada em materiais como o PVC, que é um plástico mais flexível, ao mesmo tempo que é resistente.
Outro material bem comum usado na produção de lonas geomembranas é o PEAD; essa lona possui a mesma qualidade que as de PVC, porém o PEAD é mais recomendado para os ambientes onde há maior exposição química.
Por causa de sua alta resistência, a lona pode ser aplicada em diversas áreas onde são necessárias a impermeabilização do solo, como por exemplo:
- lagos artificiais;
- aterros sanitários;
- mineração;
- construção civil.
Com essa solução, é possível evitar que materiais tóxicos, como o chorume em aterros sanitários, atravessem o solo e encontrem o lençol freático. Ou seja, a lona geomembrana pode evitar desastres ambientais e preservar os recursos naturais do nosso planeta.
Leia também: Benefícios da Geomembrana para seu agronegócio
Como escolher sua lona geomembrana?
Agora que você já sabe o que é essa solução e quais são suas aplicações, é hora de descobrir o que levar em consideração ao escolher sua lona geomembrana. Vamos começar!
Objetivos da lona geomembrana
Primeiramente, na hora de escolher a sua lona geomembrana, é importante levar em consideração a resistência da lona. Porém, isso não está muito relacionado com a lona em si, mas sim com o local onde você fará a aplicação da solução.
Por exemplo: essa lona ficará em um ambiente com grande exposição química? Ou em lugar onde bate muito sol? Todos esses elementos colaboram com a degradação da geomembrana, pois são bem agressivos.
Logo, é preciso pensar nisso na hora de comprar o material, principalmente se as respostas para as perguntas acima são sim.
No entanto, se a lona será utilizada para criação, seja de peixes ou de plantas, é preciso que a lona seja atóxica, para evitar a contaminação dos organismos que vivem no tanque.
Além disso, é interessante que ela tenha propriedades que evitem a formação de algas que deixam a água com um aspecto esverdeado. Esse material orgânico deixa a água com baixos níveis de oxigênio, provocando a morte dos seres que ali habitam.
Elasticidade
A elasticidade da lona é um item importante para se levar em consideração na hora de comprar a sua geomembrana. Pois ela precisa ser flexível o suficiente para se adequar ao local onde ela será aplicada.
Portanto, verifique a capacidade de extensão da lona antes de efetuar a compra; o ideal é que ela tenha uma taxa de elasticidade superior a 200% para evitar que ela se rompa com a pressão do material depositado sobre ela.
Espessura da lona
Por fim, ao comprar a sua lona geomembrana, você precisa levar em consideração a espessura do material, para garantir que não ocorrerá vazamento, dessa forma, evitando manutenções de última hora e, em casos extremos, desastres ambientais.
Logo, precisamos ressaltar a importância da primeira dica sobre a necessidade de conhecer o objetivo da lona; se você sabe para o que irá usá-la, você já sabe qual será a espessura necessária para aguentar a pressão de todo o sistema.
No site da CIKALA, você encontrará lonas de 500 e 100 micras, além de outros materiais que ajudam na proteção do ambiente.
Cuidados com a lona geomembrana
Ainda que você adquira o melhor material disponível no mercado, são necessários cuidados com a sua lona geomembrana tanto durante a instalação, quanto depois.
Durante a instalação, é preciso garantir que não ocorra rasgos na lona, logo retire todas as pedras que estiverem no caminho durante a escavação do buraco para um lago ou tanque, por exemplo.
Também é preciso deixar o chão bem nivelado, portanto coloque uns dois centímetros de areia antes da lona. Assim, evitando que o terreno fique muito irregular e que objetos pontiagudos restantes perfurem a geomembrana.
Para garantir maior segurança, você ainda pode investir na manta geotêxtil bidim, que serve como uma camada extra de proteção para o ambiente.
Já falamos sobre como instalar um lago artificial na sua casa aqui no blog. No post, nós demos dicas completas de como instalar as duas soluções neste ambiente e deixar a decoração da sua casa mais sofisticada e moderna. Confira no link logo abaixo!
Leia mais: Lago artificial: dicas práticas para fazer o seu
Por fim, ao comprar a lona garanta que ela tenha pelo menos uns 20 cm de sobra, para que ela não fique muito tensionada.
Essas foram as nossas dicas sobre o que levar em consideração ao escolher sua lona geomembrana. Quer saber mais sobre esse e outros tipo de lona? Então continue lendo os outros posts do nosso blog!
Ah, e não se esqueça de conhecer o site da CIKALA para escolher a melhor lona geomembrana para as suas necessidades!