esportes na água

Esportes na água ajudam na perda de calorias?

Os esportes na água, como qualquer outro, são capazes de ajudar na manutenção da boa forma e na perda de calorias.

Justamente por ser realizado na água, esse tipo de esporte é deixado de lado na hora de escolher uma atividade física.

Porém, poucos sabem que além do benefício de serem mais tranquilos e menos estressantes, possuem os mesmos benefícios ao corpo, podendo até mesmo dar mais resultados no treino.

Mas quais são os esportes na água mais comuns e como eles auxiliam em toda essa perda de calorias? Preparamos este texto para te explicar tudo isso. Continue lendo e confira!

Benefícios dos Esportes na água

Os esportes na água fazem com que nosso corpo se esforce mais, fazendo com que as gorduras localizadas e as calorias indesejadas sejam perdidas de forma mais rápida.

Além disso, as atividades aquáticas auxiliam na melhora da resistência e na flexibilidade do corpo. Isso sem contar que eles são uma ótima opção para quem está passando por tratamentos como o aparelho ortodôntico, uma vez que não há a incidência de choques e quedas. Conheça mais sobre algumas dessas opções:

Natação

A natação é o mais popular entre os esportes aquáticos, ainda mais tendo forte presença nas competições olímpicas. 

Poucos sabem, mas a natação é considerada a prática esportiva mais completa, fazendo com que todo o corpo se movimente. Entre seus benefícios estão a ajuda na perda de peso, melhora na respiração, na força e a atuação na prevenção de doenças, como a diabetes.

A água, por causar maior esforço físico, aumenta a resistência e o fortalecimento muscular, além da queima das calorias. A água também ajuda no relaxamento, no combate do estresse e de doenças psicológicas como a ansiedade e depressão.

Hidroginástica

A hidroginástica, embora seja mais famosa para pessoas de idade avançada, é um dos esportes na água recomendados para todas as faixas-etárias. Assim como as demais, proporciona diversos benefícios até mesmo a gestantes.

Para pessoas com mobilidade debilitada, incluindo pessoas que passaram por algum procedimento cirúrgico, é uma solução para iniciar a volta à vida ativa.

Dentre os benefícios podemos citar:

  • A recuperação de doenças crônicas;
  • Redução de dores corporais;
  • Queima de calorias;
  • Relaxamento;
  • Fortalecimento dos músculos e a melhora do sistema cardiovascular.

Além disso, esportes aquáticos melhoram o  humor. Assim como a natação, a hidroginástica ajuda no combate da ansiedade, do estresse e sintomas advindos da depressão.

Portanto, se você está à procura de uma prática esportiva para perder calorias e melhorar seu estado mental, as atividades aquáticas são ideais para você! 

Você pratica ou já praticou algum tipo de esporte na água? Deixe seu comentário!

Leia também: Você sabe o que significa Água Mole na piscina?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *