exercitar em casa

4 dicas de como começar a se exercitar em casa e melhorar a saúde

O sonho de muita gente é ter aquele corpo incrível sem precisar fazer muito esforço e se exercitar em casa. Mas, um corpo bonito nem sempre é sinônimo de organismo saudável.

A perda de peso, a beleza de um corpo escultural, é consequência de uma rotina de exercícios aliados com alimentação que ajudam na melhora de todo o funcionamento dos órgãos do seu corpo.

Um simples hábito de caminhada, por exemplo, já diminui muito os riscos de problemas cardiovasculares.

Imagina o quanto de doenças podem ser evitadas caso você comece com uma rotina mais específica de exercícios físicos?

Para entender os benefícios da atividade física e como treinar em casa de forma prática e sem gastar muito, leia este artigo até o fim!

Exercícios físicos: benefícios para a saúde

São inúmeros os casos de como a atividade física regula a nossa saúde como um todo.

A prática, além de nos permitir a perda de peso e ganho de massa muscular – a famosa “massa magra” -, também nos ajuda a aumentar a imunidade e melhorar os sistemas do nosso corpo.

Os exercícios físicos interferem diretamente em algumas doenças, ajudando a diminuir a incidência delas no nosso organismo, como:

  • Reduz a pressão arterial;
  • Diminui os níveis de diabetes;
  • Previne a osteoporose;
  • Evita problemas musculares.

Contudo, existe uma outra área que a atividade física atua como um importante regulador: a saúde bucal.

Pouca gente sabe, mas algumas doenças bucais poderiam ser evitadas caso o paciente aliasse uma alimentação saudável à prática de exercícios físicos.

Segundo dentistas de convenio odontologico especializado, doenças bucais como a periodontite surgem devido à baixa imunidade, sedentarismo e má alimentação.

Quando o paciente muda seus hábitos e começa a praticar alguma atividade física,  isso aumenta a imunidade do corpo, fazendo com que o organismo fique mais forte para lutar contra vírus e bactérias presentes tanto no sangue quanto na boca.

Mas, assim como a atividade física precisa ser regulada por um especialista na área, a saúde bucal também não pode ser negligenciada e precisa de acompanhamento com um profissional.

Fazer exames e procurar entender as causas exatas de um problema bucal é a melhor forma para saber como fazer o tratamento adequado, que pode ser tanto através de uma rotina de exercícios, quanto por meio de remédios.

Nesse sentido, buscar um convenio dental que atenda suas necessidades é a melhor forma de seguir saudável.

Como praticar sem sair de casa

Diante de tanto benefício que a prática de atividade física traz para o ser humano, surge uma questão: como começar?

Dizem que o pontapé inicial para mudar de rotina é sempre o mais difícil. Quando você consegue mudar seus hábitos sedentários por outros mais saudáveis de forma repetida, isso acaba virando rotina.

Chega uma hora que você nem percebe mais como seus hábitos mudaram e sente até falta de quando não pratica alguma atividade física. O importante, então, é começar.

É por isso que separamos algumas dicas essenciais de como dar esse primeiro passo para praticar exercícios, e o melhor de tudo, você nem precisa sair de casa para fazer. Confira!

1 – Utilize objetos a seu favor

Se a desculpa para você começar um exercício é porque não pode pagar uma academia, agora você achou uma solução!

Em casa mesmo você pode utilizar os objetos que tem disponível a seu favor. Como? Usando a criatividade!

Uma garrafa de amaciante de 2 litros pode se transformar no peso para você puxar em uma série de exercícios para o braço.

Ou aquele pacote de feijão fechado pode virar uma caneleira ótima e deixar suas pernas definidas. E assim por diante…

Pense nos objetos e materiais que você tem em casa e como elas podem te dar o suporte necessário para sair do sedentarismo.

Depois, mais para frente e se for de seu interesse, você pode procurar por acessórios específicos para a realização dessas atividades, como colchonetes e tatames.

2 – Crie disciplina ao se exercitar em casa

Lembra que falamos aqui sobre mudança de hábitos? Pois é. Começar a fazer essa troca de um hábito sedentário para um hábito saudável é muito mais difícil do que parece. Requer muita disciplina e foco.

Você precisa colocar em mente que nada pode te afastar do seu objetivo principal com a atividade física.

Por isso, crie horários e dias específicos para se exercitar em casa, de forma a condicionar seu cérebro para tal prática.

Somente com uma disciplina você conseguirá manter o foco e não desistir no meio do caminho.

Não se esqueça: o resultado que vêm com o tempo é o que você vai encontrar se não desistir!

3 – Conheça seus limites

Começar a praticar exercícios não faz de você um atleta automaticamente. Por isso, tome muito cuidado com o tipo de exercício que você irá fazer e com suas limitações.

Saiba até onde você pode ir, ou seja, até que tipo de exercício físico você aguenta sem que essa prática faça o caminho contrário: prejudique seu corpo.

Por exemplo, pessoas que passaram por cirurgias recentes ou até mesmo pequenos procedimentos odontológicos precisam tomar cuidado antes de iniciar uma rotina de exercícios.

No caso de procedimentos odontológicos, o que é recomendado por dentistas é o retorno gradual de exercícios somente após 7 dias de realizada alguma ação cirúrgica nos dentes.

4 – Invista no que você gosta

Quando fazemos algo que gostamos liberamos hormônios da felicidade, o que é muito importante quando se está praticando atividade física.

Afinal, a saúde da nossa mente precisa estar aliada com a saúde do nosso corpo.

Por isso, tente priorizar exercícios que você goste e que te dão prazer. Se você gosta de dançar, procure vídeos de aerohiit ou zumba, por exemplo.

Mas, se o que você curte é correr, tente intercalar corrida e caminhadas com exercício localizado.

Tudo isso para que seu treino não seja enfadonho e você não perca a vontade logo no começo.

Comece agora a se exercitar em casa

Não tem jeito, você só vai obter resultados se começar a praticar!

Você precisa iniciar de algum lugar, por isso, essas dicas conseguem te dar um panorama do que fazer para sair do sedentarismo, melhorar seu condicionamento físico e ter um corpo bonito.

Mas lembre-se: sua saúde sempre precisa estar em primeiro lugar.

Caso as atividades físicas não melhorem problemas efetivos, como dores nos músculos ou doenças bucais, procure imediatamente por um médico clínico em planos de saúde ou dentistas por meio de um convenio dentario.

O importante é priorizar os benefícios do exercício físico aliado aos cuidados com especialistas.

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