Iluminação para piscina

Iluminação para piscina: o que você precisa saber

A iluminação para piscina faz toda diferença nessa área de lazer. Uma vez que além de proporcionar mais segurança para você e sua família, essa iluminação também confere um ar mais sofisticado para o ambiente. 

Mas, é preciso estar atento a alguns detalhes para conseguir encontrar o melhor tipo de iluminação para a piscina. Por isso, separamos algumas dicas essenciais que te ajudarão na hora dessa escolha. 

O que você precisa saber sobre iluminação para piscina

Muitas pessoas acham que para deixar o ambiente da piscina mais completo é preciso adicionar muitas coisas como mesas e cadeiras, churrasqueira, entre outras coisas, tudo para deixar o lugar mais aconchegante. 

Apesar desses toques a mais tornarem a área da piscina mais amistosa, a iluminação para piscina consegue oferecer a mesma sensação, porém com uma maior simplicidade e sofisticação. 

Existem algumas coisas que você pode fazer para iluminar a sua piscina como, por exemplo:

Pensar na iluminação desde o projeto 

Antes de mais nada, essa dica é para quem ainda está com a piscina ainda no papel. É importante que antes mesmo de começar a construção dessa área de lazer, as luzes estejam  no projeto, para que assim, você tenha bem planejado a disposição que elas ficarão. 

Apesar de existirem diversas opções de iluminação para piscinas que podem ser instaladas após a construção, outras como a iluminação subaquática, precisa de um planejamento prévio. Uma vez que essas luzes precisam estar em espaços predeterminados para facilitar a instalação. 

Considerar o formato e o tamanho da sua piscina 

Para cada tipo de piscina precisará de uma iluminação diferente. Visto que os formatos e os diferentes tamanhos influenciarão na quantidade ou na potência dos refletores que usará. Só para ilustrar, as piscinas maiores precisarão de mais iluminação ou de refletores mais potentes. 

Já as piscinas menores não precisarão de tanta potência, assim como as piscinas redondas. Mas isso quando comparada às de forma retangular. 

É importante pensar na quantidade de luzes e na potência de cada uma delas, pois além de deixar o ambiente mais sofisticado, você também precisa pensar nos investimentos em energia elétrica. 

Com o formato e tamanho da piscina em mente, fica mais fácil encontrar pontos estratégicos para a instalação dos refletores. Busque iluminar as quinas e curvas da piscina, pois isso ajuda na visualização desses pontos caso alguém esteja na piscina de noite. Além disso, ter um refletor próximo a escada também ajuda quem está entrando ou saindo da água. 

Escolher o tipo de iluminação 

Existem vários tipos de iluminação para piscina no mercado, mas você pode optar por um que seja o melhor tanto para o seu bolso quanto para a sua piscina. 

Os refletores de LEDs costumam ser mais eficientes e apresentam um custo-benefício mais atrativo. Além do mais, você pode instalar esse tipo de luz em qualquer tipo de piscina, visto que as peças são muito versáteis. E também apresentam potências, tamanhos e cores diferentes. Sem contar a durabilidade dessas peças que não precisam de tanta manutenção, como os outros tipos. 

Escolha as cores da iluminação 

Mencionamos que os refletores de LED possuem cores diferentes; esses efeitos são essenciais para criar uma atmosfera diferente para a área da piscina. 

Os refletores com cores mais quentes como vermelho e laranja passam a sensação de calor e são ideais para as estações de verão. Em contrapartida, as cores mais frias como azul são ideais para momentos de relaxamento pois representam harmonia e paz. 

Com essas dicas fica muito mais fácil escolher a iluminação ideal para sua área de lazer. Lembre-se de que elas são importantes para criar uma zona de conforto para você, sua família e amigos. Dessa forma, deixando os seus momentos de lazer mais especiais e divertidos. 

Leia também: Acessórios para piscina: você sabe qual a real função de cada item? Descubra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *