lona encerado

Lona encerado: qual a diferença?

Você sabia que, de acordo com a resolução Nº 441 (2013) do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), é obrigatório o uso de lonas ou telas em carretas para cobrir cargas durante o transporte, evitando a queda do produto nas rodovias? Segundo informações publicadas pelo portal de notícias G1, descumprir a lei caracteriza infração grave e pode resultar em multa de R$ 195,00 e subtração de cinco pontos na habilitação.

Empresas de transporte, assim como caminhoneiros autônomos, se viram na obrigação de se adaptarem às novas normas. Aumentou, e muito, a busca por lonas de caminhão e carreta e telas de proteção e, consequentemente, as dúvidas sobre os modelos disponíveis no mercado e qual escolher.

Para te ajudar, trouxemos neste conteúdo algumas informações importantes sobre a lona encerado e motivos pelos quais este modelo é uma excelente escolha. Não apenas para garantir o cumprimento da lei, mas também com a finalidade de proteger sua carga com a melhor qualidade e segurança.

Quer saber mais? Então continue lendo este conteúdo até o fim!

Lona encerado: tudo o que você precisa saber sobre este material

O primeiro passo, antes de escolher a melhor lona de caminhão e carreta, é identificar as características da carga a ser transportada. Isso porque o peso, tamanho, textura e até mesmo o nível de umidade interferem diretamente no material da lona ou tela selecionada.

Por exemplo, em casos nos quais a carga é mais sensível à umidade, a lona encerado é a melhor escolha. Já explicaremos o motivo!

#1. Material impermeável

A lona encerado fio 08 da CIKALA, nossa recomendação, é produzida 100% em algodão e é totalmente impermeável, o que garante a proteção da carga mesmo em dias mais chuvosos. Não possui material sintético em sua composição, como o polietileno, por exemplo, por isso é também uma opção mais sustentável.

Muita gente questiona a efetividade da lona, uma vez que o algodão não é um material naturalmente impermeável. É neste ponto que precisamos ressaltar a diferença deste modelo de lona para todos os demais: a camada de cera, responsável por dar à lona seu nome de mercado.

A camada de cera sobre o algodão confere à lona uma impermeabilização segura e que não permite que a umidade do ar, ou mesmo uma quantidade excessiva de água (como a chuva, por exemplo), ultrapasse o material e chegue até a carga protegida.

#2. Controle de temperatura

O algodão, que compõe grande parte do material, permite a troca de calor entre a parte interna e externa do espaço onde está armazenada a carga. Isso garante que o ar não fique muito úmido ou muito quente. A função do algodão, neste caso, é literalmente deixar “a carga respirar”, ao mesmo tempo em que protege dos fatores externos, como o calor, a umidade e o desenvolvimento de fungos e bactérias que danificam e corroem a carga.

Por este motivo, a lona encerado é a opção ideal para quem transporta alguns tipos de alimentos, como grãos de café e sementes, frutas e legumes e materiais como papel e cimento.

#4. Produto biodegradável

Enquanto que um material sintético pode levar até 300 anos para se decompor no meio ambiente, um material produzido a partir do algodão deve levar, no máximo, cerca de 20 anos. Por este motivo o uso de produtos produzidos a partir dessa matéria-prima é muito incentivado, principalmente no setor de transporte.

Além de reduzir o consumo de materiais plásticos, a lona encerado também pode ser reaproveitada para a produção de outros itens após o descarte. Os tecidos em algodão podem ser reutilizados na produção de móveis, peças ecológicas de vestuário, mochilas e outros acessórios.

Como cuidar da sua lona encerado?

A Lona Encerado Algodão Fio 08 da CIKALA é muito resistente e durável, uma vez que sua confecção é feita com fios retorcidos e tripla ação de proteção à água. Porém, mesmo que o material seja de altíssima qualidade, o uso incorreto pode causar graves danos à estrutura da lona.

Abaixo deixamos algumas dicas de como cuidar da sua lona e garantir sua durabilidade. Confira:

  • Não se esqueça de umedecer a lona antes de usá-la pela primeira vez. Usar a lona encerado seca, sem hidratá-la, pode causar rachaduras na superfície e danos em sua estrutura;
  • Mantenha a lona longe de superfícies ásperas ou pontiagudas, assim é possível evitar rasgos ou furos;
  • Não utilize sua lona para cobrir produtos e cargas de material corrosivo, como alguns tipos de metais;
  • Não deixe sua lona encerado em contato direto com o chão ou outra superfície áspera;
  • Garanta que sua lona esteja seca antes de guardá-la;
  • Para limpar sua lona, utilize apenas água e, em caso de necessidade, sabão neutro;
  • Nunca limpe sua lona utilizando qualquer tipo de escova ou bucha.

Conheça as lonas CIKALA

Agora que você já conhece todos os benefícios da lona encerado, que tal visitar nossa loja online e conhecer nossa seleção de produtos?

A CIKALA possui um time especializado de consultores comerciais que podem te ajudar a escolher o modelo ideal, de acordo com as suas necessidades, e a melhor parte: todas as lonas são vendidas sob medida.

Proteja sua carga e seu negócio, acesse nossa loja online e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *